sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dificuldades no acesso a tecnologia

As dificuldades na escola foi em relação aos computadores que não estão funcionando, e para piorar a situação uma peça do antena da internet quebrou, assim permaneci desconectada. Dessa forma tornou-se impossível o uso das tecnologias, impossibilitando o uso em relação aos alunos, como também por mim que sou professora. Pois essas ferramentas só vem a enriquecer a minha prática pedagógica em sala de aula.

Apesar dessas dificuldades o que mais me alegrou nesse bimestre foi que uma aluna da quarta série, com baixa visão, está lendo e escrevendo na letra cursiva, isso representa para mim uma grande vitória visto que no primeiro bimestre ela não lia e só escrevia na letra bastão. Ela apresenta uma certa autonomia ao realizar as atividades, produz textos e reescreve histórias contadas. A cada dia ela me surpreende com o progresso que está apresentando.

Maria de Castro   

Produção de vídeos - Turma da tarde - 18/10/2013


Extensão Porto Esperança: http://www.youtube.com/watch?v=NLEw6l7VpKc&feature=youtu.be

Extensão São João: http://www.youtube.com/watch?v=Z0ZBuT5HsWc&feature=youtu.be

Extensão Boa Esperança: http://www.youtube.com/watch?v=Y3D_GK5lWHo

Extensão Boa Esperança o objetivo

A cada dia que passa ensino e aprendo muitas coisas e sempre busco melhorar a cada aula. Leio e pesquiso muito, o meu pensamento é fazer com que meus alunos vençam na vida e para isso acontecer somente com os estudos. Por isso cada formação é muito importante para mim e para eles. Lembrem-se o professor é o professor de todas as profissões.

Jefferson de Arruda

Professor iniciante quer compartilhar

Quero compartilhar com vocês os meus problemas de não estar atualizado a manusear os aparelhos tecnológicos, quero mais oportunidade. Ao mesmo tempo agradeço pelo que já estou conseguindo.

Com companheirismo e troca de experiência, só assim agente chega lá.

Caetano Ribeiro

Produção de vídeos - Turma da manhã - 18/10/2013

Hoje nossos professores ralaram um pouco, mas conseguiram produzir os vídeos mostrando as atividades desenvolvidas nas extensões escolares. Gostamos muito do resultado final. Parabéns a todos pela dedicação e esforço. Agora nossa expectativa só aumentou para o próximo encontro que, infelizmente, acotencerá somente em 2014.

Segue os links dos vídeos produzidos pela manhã com a ferramenta MovieMaker

Extensão Santa Aurélia - http://www.youtube.com/watch?v=1ORvqHspQM8

Extensão Paraguai - Mirim - http://www.youtube.com/watch?v=8kvJar9uf7A

Extensão Barra do São Lourenço - http://www.youtube.com/watch?v=2IADbeLO07k

Minha experiência

Estou há 3 anos dando aula na Escola das Escolas das Águas. Este ano estou lecionando na Pólo Porto Esperança, e vou contar um pouco da minha experiência  Sinto muita satisfação em ver a evolução de uma aluna com baixa visão. A aluna está no 4° ano e não conseguia ler, só escrevia com a letra bastão. Tivemos muita dificuldade no começo do ano letivo, mas com as orientações que recebemos das coordenadoras e da psicóloga, conseguimos ver a evolução (da aprendizagem) da aluna. Agora ela faz letra cursiva, consegue ler e interpretar (com um pouco de dificuldade) e já faz produção de texto. Agora ela já tem uma certa autonomia,  podemos orientá-la e ela consegue desenvolver as atividades. É muito bom ver o interesse dela em aprender. Por outro lado, temos outra aluna com problemas de aprendizagem, procuramos auxílio da psicóloga, mas não obtivemos resultado, não pudemos ver o avanço dela.  
                                              
Rosely Rojas de Castro

Professora pantaneira

Gostaria de compartilhar a minha experiência de trabalho no Taquari. Estou lá há 28 anos. Gosto muito do meu trabalho, sou muito dedicada e amo meus alunos de coração. Eles gostam muito de aprender brincando e competindo. Durante vinte sete anos lecionei apenas na escola São João, do 1°ao 5°ano. Este ano também estou com jornada ampliada na extensão Santa Aurélia, os alunos também são maravilhosos e estou gostando muito dessa nova experiência.

Nesta outra escola eu tenho um pouco de dificuldade para chegar até lá, pois ando quase 1 hora a cavalo todos os dias, eu comprei uma moto para poder chegar mais rápido só que ainda não sei pilotar, fico olhando pra ela e continuo indo a cavalo.

Armelinda do Nascimento Souza

Aos professores das águas

Quero compartilhar a minha experiência de trabalhar na região do Paraguai Mirim, a princípio fui trabalhar por um mês, hoje estou com sete meses lecionando naquela localidade. Geralmente eu gosto de apontar as coisas positivas, pois as negativas eu tomo como lição individual

Bom, encontrei na Extensão Paraguai Mirim um povo muito tímido, mas educado, respeitador e me apaixonei pelas crianças, fato que até hoje me encontro lá. Pude realizar meus projetos e a cada desafio uma vitória, a cada sorriso de um aluno uma satisfação de estar fazendo a coisa certa.

prof° José Augusto

Deficiências na aprendizagem

Em nosso dia a dia encontramos educandos com maior dificuldade na aprendizagem, porém gostei muito de compartilhar as trocas de experiências. Mas quando se fala de alunos com necessidades especiais toca em meu coração porque a aprendizagem é bem lenta. Então sugiro uma capacitação para lidar com essas situações. Em nossa realidade os educandos da nossa extensão, tem dificuldades e atualmente precisam de aulas envolvendo os equipamentos tecnológicos para para melhorar sua visão de mundo.

Ronise Cristina Siqueira.

A vida Profissional do Educador

Ser professor é ser transmissor do conhecimento acumulado historicamente, é o ser que não tem o conhecimento para se engrandecer e sim para se sociabilizar. Está em constante aprendizado seja no conhecimento erudito ou popular, driblar as barreiras do dia-a –dia, preparando o aluno para interagir como um ser social.

Fábio de Oliveira Silva

O momento é ...Aprender

No momento o que mais me incomoda é que preciso de ajuda na questão da tecnologia. Existe o fato, reconheço, de não ter estudado a apostila. Mas preciso montar o movie maker. 

Dentre as dificuldades existem todas as que vocês conhecem em relação a estrutura da escola; gerador, sala multisseriada, alunos com dificuldades, sala de aula pequena, calor, mosquito dentre outras. Só que nós professores das águas não nos abatemos por isso.

As dificuldades existem sim, superá-las faz parte do nosso dia-a-dia e o companheirismo conta muito nessas horas.

A tecnologia é meu principal foco nesse período, pois devemos aproveitar esse momento e praticar tudo o que aprendemos, para facilitar o nosso trabalho. Perceber o aprendizado do nosso aluno já nos da uma satisfação e certeza de ter escolhido a profissão certa.

Juliane  Andrade

Meu trabalho como professor

Em  meu  ponto de vista tudo que ensinamos e tudo que aprendemos é gratificante para o nosso trabalho como educador.

O professor e a Vida colorida Gostosa  de  Ser  Vivida .
Se  cada vez que Eu ensinar Uma  Criança Sumir  um  Pedaço  de Mim  Epa Cade  Eu.
Fui  Zum  Garotinho.

Professor    JAIR   MUNIN   DA   SILVA     

Vídeo da Santa Aurélia

Confira no link abaixo o vídeo produzidos pelos professores Ana Regina e Jair.


http://www.youtube.com/watch?v=1ORvqHspQM8&feature=youtu.be

Desafios de construir um vídeo

Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer a equipe da ECOA, pelo curso de capacitação de tecnologia oferecido aos professores da Escola das Águas, pois com esse curso, eu consegui realizar o meu projeto e fazer a apresentação do mesmo. E só consegui realizar com a ajuda do curso e dos colegas.

E em segundo lugar quero pedir desculpas por não ter feito as tarefas completamente, e prometo me dedicar mais daqui pra frente, pois como foi dito, eu não tenho que fazer as atividades somente para apresentação, mas também para adquirir conhecimento próprio. E com isso transmitir esse conhecimento para os meus alunos.

Claudiane de Barros Villa Verde

Da profissão professor

Tenho já  quatro anos de experiência vivenciadas nas Escolas das Águas. Trata-se de um desafio constante. A pessoa tem que abrir mão de tudo: família, principalmente, e vai conviver durante dois meses com pessoas que muitas das vezes você nem conhece, essa é uma outra questão e acho que é o pior desafio, a convivência. Pois convivência é sinal ou sinônimo de cedência. Para você se sair bem, deve renunciar e fazer suas escolhas (da melhor maneira possível).

Apesar das dificuldades de maneira geral, nunca pensei em renunciar ou desistir, pelo contrário, estou sempre buscando de um jeito ou de outro me aperfeiçoar, refletir sobre o meu trabalho para poder ajudar àqueles que passarem pelas minhas mãos.
Amo ensinar. Amo aprender!

Professora Nerly Monteiro de Oliveira

Cotidiano Escolar

Estou gostando muito da união entre as turmas, trabalho com alunos da seguinte faixa etária: (12 á 18 anos), e o envolvimento e convivência do grupo tem sido satisfatórios; questionamentos, dúvidas, opiniões diversificadas são constantes, porém a maneira de resolve-los é sempre amigável e participativa.

As disciplinas: Formação Cidadã, Projetando o Futuro e Juventude em Ação,tem os tornado mais participativos, formadores de opinião e conscientes de seus direitos e deveres.  Estão observando as oportunidades e o que podem ter acesso traçando novos objetivos.

Dificuldades sempre ocorrem, confesso que no princípio foi mais difícil, pois a adaptação é um processo. Atualmente me sinto mais tranquila e acostumada com a Escola e com a minha rotina diária.

Juliana Rodrigues

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Escola das Águas - Grupo do 2° dia


Foram algumas tentativas para acertar a foto. Brincaderinha, foram apenas três vezes. Eu e a Elidiana fizemos vários testes antes para não cansar a beleza dos nossos professores. 

Professora da Extensão Santa Aurélia


Faltou o professor Jair. Acho que nessa hora deveria estar dando um apoio na Extensão São João. Ele é bivalente rsrsrs

Professores da Extensão Boa Esperança


Essa dupla promete!!

Professores da Extensão Nazaré


Esses gostam de conversar, trabalhar e rir muito. Um trio animado!

Professoras da Unidade Polo Porto Esperança


As meninas são bem quietinhas, mas produzem que é uma beleza!

Professora da Extensão Barra do São Lourenço


Ficou faltando a professora Juliana e agora também temos o professor Fábio!

Professores da Extensão Sebastião Rolon



Companheiros em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis, como aquele de dominar o computador!!

Professores da Extensão Paraguai - Mirim



O próprio bendito ao fruto entre as mulheres!!

Dia pesado e produtivo!


Não tem como fugir para fazer uma formação temos que trabalhar a teoria também. Como discutir e refletir sobre as tecnologias e seu uso, sem antes ter uma definição clara do que é tecnologia e também o que é o uso da tecnologia na educação.

A Elidiana arrasou, foi um dia pesado com muita informação, mas tudo foi passado em doses homeopáticas. Com dinâmica, diferentes vídeos, perguntas estratégicas que promoviam a reflexão e o conhecimento da prática do professor. Assim, todos conseguiram sobreviver ao primeiro dia de formação.







1° Encontro - 3 dias de muito trabalho e produção!


Entre os dias 29 e 31 de julho aconteceu na cidade de Corumbá, no Espaço Educacional, o I Encontro da formação. Agora refletindo depois que tudo passou, posso dizer que para mim foi uma mistura de ansiedade, alegria, satisfação, dúvidas e receios. Mas no final tudo deu certo, a nossa (das formadoras) avaliação foi positiva e os professores ficaram satisfeitos e animados. Agora estamos esperando pelo II Encontro para ver tudo que foi produzido neste terceiro bimestre. 

As formadoras!


Finalmente, após ficar um ano estudando, lendo muito sobre formação de professores, estamos colocando em prática tudo que tentamos aprender rsrsrs. A ideia é fazer uma formação prática e reflexiva. Tanto para os professores quanto para as formadoras. Pois este é um momento importante para executar todas as ideias que temos sobre como deve ser uma formação continuada. Nosso planejamento não se restringe apenas em passar conteúdo, queremos explorar a experiência, as dificuldades, os desafios e os êxitos de todos os participantes para juntos crescermos e aprendermos. Essa é a nossa expectativa.

Estou falando pela Elidiana. Você concorda?

Saiba mais sobre nossa formação profissional nos links:
Eidiana Scariot - http://lattes.cnpq.br/3553949743387611 

Patrícia Zerlotti - http://lattes.cnpq.br/3704497786285057

Nossa marca e o seu criador!


A logomarca do projeto ficou linda!! Ela foi criada pelo jornalista Luis Akasaki, um super colaborador do projeto. Ele também nos ajuda na produção de imagens, edição de vídeos, arte dos materiais e as vezes a dirigir. Colaborador bom é assim, ajuda no que for preciso. A equipe do projeto agradece muito a sua ajuda e boa vontade!


Mais informações sobre o Luiz estão disponíveis no link: 



PS: Os professores se queixaram um pouco por ser professoras. Mas como a maioria é mulher. Prevaleceu a democracia feminina! rsrsrs

Quais os objetivos do nosso projeto?

O projeto “Professores das Águas: aprendendo a ensinar com as tecnologias educacionais” foi organizado para despertar o interesse dos professores quanto as possibilidades de uso das tecnologias em sala de aula.

Para tanto temos dois objetivos:
a) Atualizar os conhecimentos dos professores sobre as tecnologias educacionais disponíveis para o uso na sua prática pedagógica e

b) Criar um espaço virtual de aprendizagem para as discussões e planejamento sobre as temáticas ambientais.

Nos próximos meses, vamos interagir e realizar trocas de experiências para a construção coletiva de conhecimento, ao mesmo tempo que discutiremos os usos das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem, dentro da temática ambiental.

Será uma experiência muito desafiadora, por isso, convidamos os nossos leitores e professores a participarem para atingirmos nossos objetivos e ter uma formação de sucesso.

Uma boa formação a todos e todas!

Novo projeto de formação chegando...


Final de 2012 a Ecoa participou do edital de projetos da Brazil Foundation com a proposta "Professores das Águas: aprendendo a ensinar com as tecnologias educacionais".

Para alegria de toda equipe e também dos professores, a proposta foi aceita e começou a ser executada em abril de 2013! Confira mais sobre o processo de seleção pelo link: http://www.brazilfoundation.org.br/portugues/finalistas2013home.php 

A partir de agora você, nosso leitor, poderá acompanhar e compartilhar dos nossos encontros e dos desafios que devem surgir nesta caminhada de um ano. A colaboração e troca de informações e experiência é fundamental para nossa aprendizagem!

Boa formação para todos nós!