terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A importância dos blogs na Educação

O blog é uma ferramenta que permite um intercâmbio de informações, seu uso não é apenas creditado aos adolescentes. Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento.

Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas.
O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.

O blog pode ser utilizado para:
- Reflexões em torno de áreas específicas;
- Apoio multidisciplinar;
- Apresentação de um projeto acadêmico;
- Interação e participação por parte de quem posta e o feedback de quem acompanha.
O uso do blog na educação amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.
(Fonte: http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1999-a-importancia-do-blog-na-educacao)

Assim, criamos uma lista com vários blogs e sites para que vocês utilizem como ferramentas de pesquisa: 


http://zip.net/bclsqc -Guia contém orientações sobre adoção de tecnologias no ensino.

http://www.posugf.com.br/blog-dos-professores/todos - A Central de Cursos da Universidade Gama Filho apoia a percepção de que a web possa ser incorporada como uma aprendizagem colaborativa para os alunos. Já que ao acessar o blog dos professores em nosso site, o aluno terá contato com conteúdos propostos pelos docentes e essa troca imediata contribuirá para a difusão do conhecimento.

http://carminatimaricato.blogspot.com.br/ Este blog tem por objetivo prestar auxílio aos interessados em conhecer um pouco a respeito dessa área de estudo tão fascinante que é a Psicopedagogia, compreender como se dá a aprendizagem, bem como, as dificuldades encontradas durante esse processo. Além de sugestões e atividades para a intervenção Psicopedagógica e na sala de Recursos Multifuncionais (AEE).

https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/04_catalogo_blogs/284 - O Catálogo de Blogues Educativos destina-se a todos os docentes que queiram publicar e divulgar o seu blogue revelando trabalho realizado com os alunos. No Catálogo, o docente terá acesso a um conjunto de blogues utilizados nos diferentes níveis do ensino básico e secundário, em distintas áreas disciplinares e que são divulgados como exemplo de boas práticas.
http://porvir.org/ - Porvir significa “bem-estar futuro para todas as pessoas”. Nós queremos aprender a construir esse futuro e convidamos a sociedade brasileira a aprender conosco. Essa é a intenção do Porvir, uma iniciativa de comunicação e mobilização social que promove a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais, com o propósito de inspirar políticas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil.

http://rived.mec.gov.br - O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses
conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o
RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br - Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.

http://escola.britannica.com.br/ - Portal para enriquecer o aprendizado de alunos do ensino fundamental I.

http://www.scielo.br/ A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

http://gestaoescolar.abril.com.br/ - Parceria com a Fundação Victor Civita.

http://www.neteducacao.com.br/noticias/home -  No site você encontra as principais notícias da educação.

http://www.projetoparticipar.unb.br/ - O programa Participar (alfabetização) é um software educacional de apoio a alfabetização e comunicação alternativa de jovens e adultos com deficiência intelectual. É um projeto pioneiro e inovador no Brasil, no campo de alfabetização social, inclusão digital e cidadania, já que o foco é direcionado para esse público-alvo. Não se trata de um método de alfabetização, mas de uma ferramenta pedagógica para utilização no trabalho do professor.
http://escoladigital.org.br - Escola Digital reúne, em um único ambiente de busca, objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A plataforma foi criada para facilitar o acesso de professores e alunos a materiais educativos disponíveis na internet.
http://migre.me/gYCII - O Domínio Público disponibiliza mais de 20 livros de literatura infantil gratuitamente.

http://geraldoalmeida.com.br/livros/brincadeiras_e_jogos.pdf - Material gratuito para educadores e interessados na área de educação infantil e/ou da arte de brincar com a mulecada!!! Trata-se de uma pesquisa que Geraldo Peçanha de Almeida fez de jogos tradicionais vistos e apreendidos em suas andanças pelo Brasil. São todos para crianças de até 12 anos. São mais de 100 jogos com descrição didática, materiais, idade adequada, e procedimento psicomotores.

http://utilizandomidias.blogspot.com.br/2013/11/jogos-matematicos-adicao-subtracao.html - A finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde os professores possam refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais. Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.

Aproveitem ao máximo!!!!!
Elidiana e Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário