quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ecoa ganha prêmio internacional em educação com Escolas das Águas



A formação "Educação ambiental nas águas do Pantanal" realizada com os professores das Escolas das Águas foi premiada no Concurso de Experiências Inovadoras - Prêmio Paulo Freire do Programa de Apoyo al Sector Educativo del Mercosur (PASEM), o qual é desenvolvido em parceria pela União Europeia e Mercosul.

Ao todo foram inscritas 237 experiências da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em diferentes categorias como formação de professores, alfabetização, ensino em ciências e impactos das tecnologias. Os representantes das iniciativas selecionadas participarão de um evento para troca de experiências e a escola onde foi desenvolvida a formação ganhará um apoio econômico para a atualização das suas bibliotecas e/ou equipamento pedagógico/didático.

Todas as experiências selecionadas farão parte do banco de dados que o PASEM está organizando, dessa maneira poderão ser acessadas, replicadas e adaptadas em outras escolas dos países do Mercosul.

A formação continuada com os professores das águas foi realizada entre os anos de 2009 a 2011 através do projeto “Crianças das Águas, Pantanal: Identidade e Cidadania”. O curso planejado e executado pela Ecoa em parceria com a Secretaria de Educação de Corumbá teve como objetivo fortalecer as Extensões Escolares das “Escolas das Águas”, buscando incorporar, nas práticas do professor, conhecimentos de biologia e de ecologia do Pantanal, a valorização da cultura e do meio ambiente local, bem como de metodologias de ensino.

A Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança e Extensões é conhecida como “Escolas das Águas” por ter suas extensões escolares localizadas em regiões de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense e por conviverem com o ciclo de cheia e seca do rio Paraguai.

“O fato da formação continuada com os professores das águas ser reconhecida como uma experiência inovadora fortalece o trabalho da Ecoa realizado com as escolas, onde buscamos o aperfeiçoamento do professor, a valorização da cultura local e a conservação ambiental por meio de uma educação crítica e multicultural”, explica Patrícia Zerlotti, educadora ambiental que coordenou a formação premiada.   

A coordenadora em nome da Ecoa agradece e parabeniza a todos os parceiros que colaboraram com a Experiência premiada, sem as intuições não seria possível alcançar tal qualidade. Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, Escola Porto Esperança, Embrapa Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Rede Aguapé, Ibama – Corumbá, Núcleo de Educomunicadores dos Matos, Ong Paz Natureza, Pantanal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário