quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Autobiografia

Nasci no dia 14 de setembro de 1963 na fazendo Palmeira, na região da Nhacolandia, Município de Corumbá MS.  Quando eu tinha quatro anos, meus pais se mudaram para a cidade, morávamos no bairro Dom Bosco. Lembro dos meus oito e nove anos, havia poucas casas, muitas árvores e a escola Dom Bosco, bem simples. Nessa época chegou a televisão e a gente se reunia na frente da casa do vizinho que tinha comprado uma TV. A vizinhança toda vinha assistir Gerônimo o Herói do Sertão.
Eu, meus irmãos e meus colegas gostávamos muito de jogar bolinha de gude, a noite jogávamos taco na rua, mas o nosso mais divertimento era ir ao cinema aos domingos. Tinha dois edifícios onde localizava os cinemas: O Cine André no Edifício Anache, e o Cine Tupi no Edifício Salim Cassar.
Daí para cá houve muitas mudanças, as ruas foram asfaltadas, mais casas foram construídas, comercias e etc. Depois que fiz 22 anos, fui passear na casa do meu avô na Colônia São Domingos, região do Paiaguás, Município de Corumbá MS. Adorei o lugar. Passava um Corixo bem no meio que dividia a comunidade em lado direito e esquerdo. Água cristalina e as pessoas se deslocavam de um lugar para o outro de canoa.
Só fiquei triste porque havia muitas crianças e adolescentes sem estudar. A escola estava fechada ha muito tempo. Os pais me pediram que eu os ensinasse, na parte da manhã eu ensinava as crianças e a noite os adolescentes. Fiquei mais ou menos três meses dando aula, até que consegui reativar a escola Santa Aurélia. Hoje dou aula na extensão São João que é o lugar onde moro, minha residência há 30 anos.


Armelinda do Nascimento Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário