terça-feira, 21 de julho de 2015

Autobiografia da minha infância - Ângela Félix


                                                  AUTOBIOGRAFIA

Vou relatar aqui minhas memórias enquanto criança. Sou Ângela Félix Graciano da Rocha, nascida na cidade de Corumbá, em 1962 e no dia 3 de janeiro, na época era o estado de Mato Grosso, hoje está dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.Trabalho nas escolas das águas há dois anos e meios.

Nasci no Bairro Popular Velha, quando menina  mudamos para o Bairro Popular Nova e hoje resido no Bairro Nova Corumbá: Tenho ótimas lembranças da minha infância, quando podíamos brincar livremente pelas ruas, descalça  tomar banho de chuva, enquanto nossos pais conversavam enfrente da casa à noite brincávamos de roda cantando as cantigas de roda todos juntos meninos e meninas, a roda ficava imensa de tantas crianças e  sem malícias, dormíamos de janela aberta, o ar era mais puro, não tinha os perigos que se tem nos dias de hoje.

Os vizinhos se respeitavam, eram como uma grande família, me  recordo com saudades do apito do trem que passava perto de casa, quando ele apitava as crianças corriam para beira do trilho só para ver o trem passar dávamos tchau, e os passageiros respondia com acenos.

Nossos brinquedos eram confeccionados por nós mesmos com o auxilio de nossos pais principalmente pelas mães, pois as mães a maioria não trabalhavam fora e eram feitos com sucatas como, lata, meias  velhas,  boneca  de pano, balanço de  pneu de carro, carrinhos de latas e madeiras, etc...,  podíamos confiar nos vizinhos, nos amigos da família, me lembro de ir para escola de ônibus da marinha, pois não havia escola perto.

 Nas ruas tinha pé de manga, goiaba e outras frutas, íamos de trem para fazer piquenique de trem em Maria Coelho. Hoje infelizmente nossa liberdade já não existe mais, pois nossos filhos e netos não podem brincar nem mesmo sentar enfrente as nossas casas, elas hoje contem grades em questão de segurança, as crianças não conversam mais, nem mesmo tem amigos só amigos virtuais, pessoas se conhecem através do computador namoram sem beijos na boca e se casam sem saber direito com quem e com isso acontecem tragédias familiares,  hoje saímos de casa sem saber se vamos voltar são e salvos. Deixando nossas famílias apreensivas se demoramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário