segunda-feira, 20 de julho de 2015

Reflexos da Educação na Comunidade Tradicional Paraguai Mirim


  A Comunidade Tradicional do Paraguai Mirim está situada á 157 km do perímetro urbano, possui subsistência baseada no extrativismo de iscas vivas e pesca; a maioria dos moradores adultos não é alfabetizada. Um mundo letrado, acesso a cultura, informação, perspectivas de empregos, habitação urbana, foram inseridos ao contexto dos moradores, com o surgimento da Escola na região, ocorrido no ano de 2005.
 Ressaltando a valorização de uma identidade cultural, a Escola agrega aos discentes as diversas oportunidades que podem obter através de uma formação profissional, para colaborar com a renda familiar e a inserção de novas perspectivas pessoais e profissionais.
  As brincadeiras preferidas são as tradicionais: Futebol, boneca, bolinha de gude e os banhos de rio, que nós educadores os orientamos acerca dos perigos existentes na natureza.
    Temos uma clientela participativa, entusiasmada e colaborativa na realização das atividades propostas, apreciadores das atividades dinâmicas e aquelas relacionadas a jogos e esportes, de grande importância para a saúde e a qualidade de vida.
  Almejamos sempre a participação dos familiares na Escola, pois é de grande valia o incentivo e o acompanhamento escolar, para o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos.


 Professoras: Juliana Rodrigues F L Silva e Kédma Danielly Moura de Almeida.

Um comentário: